quarta-feira, 24 de março de 2010

A importância da "preza"

Faz alguns anos, em um sábado de manhã, estávamos Érica e eu fazendo compras na Casa Flora. Eu estava em meio à laboriosa tarefa de achar vinhos com bom custo benefício, e ao nosso lado havia três outros clientes. Era um jovem casal de noivos e a mãe da noiva. Pelo que entendemos, estavam comprando bebidas para a festa do casamento. A maior interessada parecia ser a mãe. A noiva estava com um ar ligeiramente vago. Já o noivo gostaria de estar em qualquer lugar, exceto ali na Casa Flora.(jogando futebol, na praia com os amigos, bebendo cerveja no boteco, qualquer coisa). A certa altura, a mãe pergunta ao futuro genro quais de dois espumantes ele preferia. Penso que era um nacional e outro francês. Tirado do seu estupor, o genro apenas retrucou que preferia o francês (certamente não era ele que estava pagando), acrescentando "Faz mais preza", querendo dizer que o francês faria mais presença, impressionaria mais os convidados.
Adoramos a expressão e a incorporamos ao nosso vocabulário.
Agora, sempre que queremos impressionar algum convidado -- ou vítima -- de nossas experiências culinárias, optamos pela alternativa que "faz mais preza".

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